Tecido Conjuntivo:
O tecido conjuntivo caracteriza-se por apresentar células distanciadas entre si, em maior ou menor grau. O espaço entre elas é preenchido por material intercelular com várias substâncias químicas e fibras.
Funções e Tipos:
Há vários tipos de tecido conjuntivo (figura a seguir): tecido conjuntivo sanguíneo ou reticular, que forma o sangue; tecido conjuntivo ósseo, que forma o esqueleto; tecido conjuntivo cartilaginoso, que forma as cartilagens (nariz, orelhas, etc.); tecido conjuntivo adiposo (gorduroso); etc.
As funções do tecido conjuntivo são várias: sustentação e proteção (ossos e cartilagens); armazenamento de reserva (gordura); transporte de oxigênio e gás carbônico (sangue); etc.
As funções do tecido conjuntivo são várias: sustentação e proteção (ossos e cartilagens); armazenamento de reserva (gordura); transporte de oxigênio e gás carbônico (sangue); etc.
O tecido conjuntivo está amplamente espalhado pelo organismo:
- O tecido conjuntivo adiposo encontra-se principalmente sob a pele, em toda a extensão do nosso organismo. É importante na proteção contra choques mecânicos (pancadas) e também ajuda a manter constante a nossa temperatura interna (de 36,5°C a 37°C).
- O tecido conjuntivo ósseo forma o nosso esqueleto, que sustenta o nosso organismo e protege os órgãos do tórax (coração e pulmões) e da cabeça (cérebro).
- O tecido conjuntivo cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, do pavilhão auditivo (orelha externa), anéis da traqueia e brônquios, etc.
- O tecido conjuntivo denso forma os tendões, que unem os músculos aos ossos.
- Tecido conjuntivo sanguíneo: o sangue circula por todo o organismo, transportando o oxigênio dos pulmões para todas as células e recolhendo delas o gás carbônico que será levado aos pulmões.
- O tecido conjuntivo frouxo é encontrado preenchendo espaços entre os vários órgãos do corpo, com a finalidade de evitar choques e atrito. É semelhante ao papel ou à palha que colocamos entre louças e vidros para não se quebrarem quando fazemos uma mudança.